Bíblia Sagrada Online

Versículos da Bíblia sobre bebidas alcoólicas

Provérbios 20:1 “O vinho é zombador e a bebida fermentada provoca brigas; não é sábio deixar-se dominar por eles.”

Comentário: Este versículo adverte sobre os perigos do vinho e da bebida fermentada, destacando que podem levar a comportamentos insensatos e conflituosos.

Acesse o texto completo

Efésios 5:18 “Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito.”

Comentário: Paulo instrui os crentes a evitar a embriaguez, que conduz a comportamentos imorais, e a buscar ser cheios do Espírito Santo.

Acesse o texto completo

Provérbios 23:29-30 “De quem são os ais? De quem são as tristezas? De quem são as rixas? De quem são as queixas? De quem são os ferimentos desnecessários? De quem são os olhos vermelhos? Dos que se demoram bebendo vinho, dos que andam à procura de bebida misturada.”

Comentário: Este versículo descreve as consequências negativas do consumo excessivo de vinho e outras bebidas alcoólicas, como tristeza e conflitos.

Acesse o texto completo

Isaías 5:22 “Ai dos que são campeões em beber vinho e mestres em misturar bebidas!”

Comentário: Isaías condena aqueles que se orgulham de seu consumo de bebidas alcoólicas, enfatizando que isso é um comportamento digno de repreensão.

Acesse o texto completo

Habacuque 2:15 “Ai daquele que dá bebidas ao seu próximo, misturando-as até que fiquem bêbados, para contemplar a sua nudez.”

Comentário: Este versículo denuncia a prática de embebedar outros para explorá-los ou envergonhá-los, destacando a imoralidade desse comportamento.

Acesse o texto completo

Provérbios 23:31-32 “Não se deixe atrair pelo vinho quando está vermelho, quando cintila no copo e escorre suavemente! No fim, morde como serpente e envenena como víbora.”

Comentário: Embora o vinho possa parecer atraente, seus efeitos finais são perigosos e prejudiciais, comparados ao veneno de uma cobra.

Acesse o texto completo

Isaías 28:7 “E estes também cambaleiam por causa do vinho e se desencaminham por causa da bebida fermentada. Os sacerdotes e os profetas cambaleiam por causa da bebida fermentada e são vencidos pelo vinho; erram nas visões e se pervertem nos julgamentos.”

Comentário: O consumo excessivo de álcool leva até mesmo líderes religiosos a errarem em suas visões e julgamentos, mostrando sua influência negativa.

Acesse o texto completo

Romanos 13:13 “Portemo-nos decentemente, como em pleno dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavenças e inveja.”

Comentário: Paulo exorta os crentes a viverem de forma decente, evitando comportamentos imorais como bebedeiras e orgias.

Acesse o texto completo

1ª Coríntios 6:10 “nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.”

Comentário: Os alcoólatras estão entre aqueles que não herdarão o Reino de Deus, destacando a seriedade do vício em bebidas alcoólicas.

Acesse o texto completo

Gálatas 5:21 “inveja, embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.”

Comentário: Paulo adverte que a embriaguez e comportamentos semelhantes impedem a entrada no Reino de Deus, mostrando a necessidade de evitar tais práticas.

Acesse o texto completo

Provérbios 31:4-5 “Não convém aos reis, ó Lemuel, não convém aos reis beber vinho, nem aos governantes desejar bebida fermentada, para não suceder que bebam e se esqueçam do que a lei determina, e deixem de fazer justiça aos oprimidos.”

Comentário: Reis e governantes devem evitar o vinho e a bebida fermentada para não comprometerem seu julgamento e sua justiça.

Acesse o texto completo

1ª Pedro 4:3 “Pois no passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos: vivendo em devassidão, nas concupiscências, em bebedeiras, orgias, farras e idolatrias repugnantes.”

Comentário: Pedro lembra aos crentes que já viveram tempo suficiente em comportamentos pecaminosos, incluindo bebedeiras, e que devem agora viver de maneira santa.

Acesse o texto completo

Provérbios 23:20 “Não ande com os que se encharcam de vinho, nem com os que se empanturram de carne.”

Comentário: A companhia de bebedores excessivos e glutões deve ser evitada, pois essas práticas são prejudiciais.

Acesse o texto completo

Isaías 5:11 “Ai dos que se levantam cedo para embebedar-se, e se esquentam com o vinho até a alta noite, até serem inflamados pelo vinho.”

Comentário: Isaías condena aqueles que passam o dia inteiro consumindo vinho, alertando sobre a insensatez desse comportamento.

Acesse o texto completo

Lucas 21:34 “Tenham cuidado para não sobrecarregar o coração de vocês de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente.”

Comentário: Jesus adverte contra a bebedeira e a libertinagem, que podem nos distrair das coisas de Deus e nos surpreender no dia do Seu retorno.

Acesse o texto completo

Oséias 4:11 “A prostituição, o vinho e o vinho novo tiram o entendimento.”

Comentário: Oséias destaca que a imoralidade e o consumo de álcool comprometem a capacidade de julgamento e entendimento.

Acesse o texto completo

Tito 2:3 “Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom.”

Comentário: Paulo instrui que as mulheres mais velhas devem evitar a escravidão ao vinho e serem exemplos de vida reverente e boa conduta.

Acesse o texto completo

Juízes 13:7 “Ele me disse: ‘Você ficará grávida e terá um filho. Agora não beba vinho nem bebida fermentada, e não coma nada impuro, porque o menino será nazireu, consagrado a Deus desde o nascimento até o dia de sua morte’.”

Comentário: A mãe de Sansão foi instruída a evitar o vinho e a bebida fermentada para cumprir a consagração nazireia, mostrando a seriedade do voto.

Acesse o texto completo

Habacuque 2:5 “De fato, a riqueza é traiçoeira, e os arrogantes nunca estão tranquilos. Eles abrem a boca como a sepultura, e como a morte nunca estão satisfeitos. Ajuntam para si todas as nações e acoelham para si todos os povos.”

Comentário: Habacuque alerta que a riqueza e o consumo excessivo de álcool levam à arrogância e insatisfação, prejudicando o caráter.

Acesse o texto completo

Deuteronômio 29:6 “Vocês não comeram pão, nem beberam vinho, nem bebida fermentada. Eu fiz isso para que vocês soubessem que eu sou o Senhor, o seu Deus.”

Comentário: Deus lembra aos israelitas que Ele os sustentou sem vinho ou bebida fermentada, demonstrando Sua provisão e cuidado.

Acesse o texto completo

1º Samuel 1:14 “E disse-lhe: ‘Até quando você continuará embriagada? Abandone o vinho!’”

Comentário: Eli, o sacerdote, inicialmente confundiu a oração fervorosa de Ana com embriaguez, mostrando apercepção negativa da embriaguez.

Acesse o texto completo

Provérbios 31:6-7 “Dê bebida fermentada aos que estão prestes a perecer, e vinho aos que estão angustiados; para que bebam e se esqueçam da sua pobreza, e não mais se lembrem da sua infelicidade.”

Comentário: Este versículo sugere que o álcool pode ser usado em situações extremas de angústia, mas não como prática habitual.

Acesse o texto completo

Jeremias 35:6 “Eles, porém, disseram: ‘Não bebemos vinho, porque o nosso antepassado Jeonadabe, filho de Recabe, nos deu esta ordem: Nem vocês, nem os seus descendentes beberão vinho jamais.’”

Comentário: Os recabitas seguiram fielmente a ordem de seu antepassado de não beber vinho, destacando um exemplo de obediência e abstinência.

Acesse o texto completo

Provérbios 23:20-21 “Não ande com os que se encharcam de vinho, nem com os que se empanturram de carne, pois os beberrões e os glutões se empobrecerão, e a sonolência os vestirá de trapos.”

Comentário: O consumo excessivo de vinho e a gula levam à pobreza e à degradação, aconselhando a evitar tais práticas.

Acesse o texto completo

Isaías 28:1 “Ai da coroa de arrogância dos bêbados de Efraim, e da flor caduca do seu glorioso ornamento, que está sobre a cabeça do vale fértil dos vencidos pelo vinho!”

Comentário: Isaías condena a arrogância dos bêbados de Efraim, comparando sua decadência ao murchar de uma flor.

Acesse o texto completo

Amós 6:6 “Vocês bebem vinho em taças, e usam os mais finos perfumes, mas não se entristecem pela ruína de José.”

Comentário: Amós critica aqueles que vivem em luxo e bebedeira enquanto ignoram a ruína de seus compatriotas, mostrando insensibilidade social.

Acesse o texto completo

Miquéias 2:11 “Se um mentiroso e enganador vier e disser: ‘Eu pregarei para vocês fartura de vinho e bebida fermentada’, ele será o profeta deste povo!”

Comentário: Miquéias denuncia os falsos profetas que prometem prosperidade material e indulgência, incluindo o consumo excessivo de álcool.

Acesse o texto completo

Naum 1:10 “Eles serão completamente consumidos como os espinhos secos, como a palha seca; serão consumidos como quem está completamente embriagado.”

Comentário: Naum compara a destruição dos inimigos de Deus à palha consumida pelo fogo e à destruição causada pela embriaguez.

Acesse o texto completo

1ª Tessalonicenses 5:7 “Pois os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite.”

Comentário: Paulo contrasta os comportamentos noturnos dos incrédulos, incluindo a embriaguez, com a vida vigilante dos crentes.

Acesse o texto completo

Isaías 56:12 “‘Venham’, cada um grita, ‘trarei vinho! Bebamos nossa dose de bebida fermentada! O amanhã será como hoje, e até muito melhor!’”

Comentário: Isaías critica a despreocupação e o hedonismo daqueles que buscam constantemente vinho e bebida fermentada.

Acesse o texto completo