Mateus 5:4 “Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.”
Comentário: Jesus promete conforto também àqueles que estão de luto, assegurando-lhes que sua tristeza será transformada em consolo.
Isaías 61:2 “Para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes.”
Comentário: Deus se compromete também a trazer consolo para aqueles que estão de luto, demonstrando Sua bondade e justiça.
Salmo 147:3 “Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas.”
Comentário: Deus é o único que pode verdadeiramente curar os corações quebrantados e tratar das feridas profundas do luto.
Apocalipse 21:4 “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou.”
Comentário: No fim dos tempos, Deus promete eliminar todas as formas de tristeza e luto, trazendo eterna paz e alegria.
João 11:35 “Jesus chorou.”
Comentário: Jesus mostra Sua humanidade e empatia ao chorar pela morte de Lázaro, demonstrando que Deus compreende nosso luto.
1ª Tessalonicenses 4:13 “Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança.”
Comentário: Paulo encoraja os cristãos a enfrentar o luto com esperança, sabendo que a morte não é o fim para aqueles que estão em Cristo.
Romanos 12:15 “Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.”
Comentário: Somos chamados a compartilhar tanto as alegrias quanto as tristezas dos outros, demonstrando compaixão e empatia.
Eclesiastes 3:4 “Tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar.”
Comentário: A vida tem seus momentos de luto e alegria, e ambos são parte do plano de Deus.
Isaías 25:8 “Destruirá a morte para sempre. O Soberano Senhor enxugará as lágrimas de todo rosto e retirará de toda a terra a zombaria do seu povo. Foi o Senhor quem falou!”
Comentário: Deus promete a derrota definitiva da morte e a remoção de todas as lágrimas, oferecendo esperança eterna.
Salmo 30:5 “Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida inteira; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.”
Comentário: A dor do luto é temporária, e a alegria virá novamente com o amanhecer.
Jeremias 31:13 “Então as jovens dançarão de alegria, os jovens e os velhos se regozijarão. Transformarei o luto deles em júbilo; eu lhes darei consolo e alegria em vez de tristeza.”
Comentário: Deus promete transformar o luto em alegria, oferecendo consolo e felicidade em lugar da tristeza.
Salmo 31:9 “Tem misericórdia de mim, Senhor, pois estou em angústia; a tristeza me consome a vista, o vigor e o apetite.”
Comentário: Em momentos de luto profundo, podemos clamar a Deus por misericórdia e ajuda.
Lamentações 3:31-32 “Porque o Senhor não despreza para sempre. Embora ele traga tristeza, mostrará compaixão, tão grande é o seu amor infalível.”
Comentário: Mesmo na tristeza, podemos confiar que a compaixão e o amor de Deus nos alcançarão.
2ª Coríntios 1:3-4
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que com a consolação que recebemos de Deus possamos consolar os que estão passando por tribulações.”
Comentário: Deus nos consola em nosso luto para que possamos consolar outros em suas tristezas.
Jó 5:11 “Humilha os orgulhosos e livra os que choram.”
Comentário: Deus tem compaixão dos que choram e os livra, mostrando Seu cuidado durante o luto.
Isaías 53:4 “Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças; contudo, nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.”
Comentário: Jesus carregou nossas dores e tristezas, incluindo nosso luto, oferecendo cura e redenção.
João 14:1 “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.”
Comentário: Jesus nos encoraja a confiar Nele e em Deus, mesmo em momentos de luto e perturbação.
1ª Pedro 5:7 “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.”
Comentário: Podemos lançar todas as nossas ansiedades e tristezas sobre Deus, confiando que Ele cuida de nós.
Salmo 56:8 “Registra, tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em teu odre; acaso não estão anotadas em teu livro?”
Comentário: Deus vê e registra cada lágrima que derramamos, mostrando Seu cuidado atento durante nosso luto.
Isaías 66:13 “Como uma mãe consola seu filho, assim eu os consolarei; em Jerusalém vocês serão consolados.”
Comentário: Deus promete consolar Seu povo com a ternura e o cuidado de uma mãe.
1ª Coríntios 15:55-57 “Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
Comentário: A ressurreição de Jesus nos dá a vitória sobre a morte, oferecendo esperança mesmo em tempos de luto.
Salmo 40:1-2 “Coloquei toda a minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Tirou-me de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro.”
Comentário: Deus nos ouve em nossos momentos de desespero e luto, e nos coloca em um lugar seguro.
Romanos 8:38-39 “Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Comentário: Nada pode nos separar do amor de Deus, nem mesmo a morte, proporcionando consolo em meio ao luto.
Isaías 57:1-2 “O justo perece, e ninguém pondera isso em seu coração; homens piedosos são tirados, e ninguém entende que os justos são tirados para serem poupados do mal. Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte.”
Comentário: A morte dos justos é um meio de poupá-los do mal, e eles encontrarão paz e descanso.
Lamentações 3:22-23 “Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade!”
Comentário: A fidelidade e a misericórdia de Deus nos sustentam mesmo em tempos de luto, renovando-se a cada manhã.
2ª Coríntios 4:17-18 “Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.”
Comentário: As aflições e o luto que experimentamos são temporários, e Deus nos promete uma glória eterna que supera todos os sofrimentos.