João 11:25-26 “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?”
Comentário: Jesus afirma que Ele é a fonte da ressurreição e da vida eterna, prometendo que aqueles que creem Nele viverão para sempre.
1ª Coríntios 15:21-22 “Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.”
Comentário: A ressurreição de Cristo garante a vida eterna para todos os que estão Nele, contrastando com a morte que veio por Adão.
João 14:2-3 “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.”
Comentário: Jesus promete preparar um lugar para os Seus seguidores na casa do Pai, garantindo-lhes um lar eterno.
1ª Tessalonicenses 4:16-17 “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.”
Comentário: A promessa da ressurreição e do arrebatamento assegura que estaremos para sempre com o Senhor, tanto os que morreram quanto os que estiverem vivos na Sua vinda.
Filipenses 3:20-21 “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.”
Comentário: A nossa cidadania está no céu, e aguardamos a transformação de nossos corpos à semelhança do corpo glorificado de Cristo.
2ª Coríntios 5:1 “Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus.”
Comentário: A esperança do cristão está na certeza de uma morada eterna nos céus, mesmo quando nosso corpo físico se desfizer.
Apocalipse 21:4 “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.”
Comentário: A vida eterna com Deus será livre de dor, luto e sofrimento, trazendo completa paz e alegria.
Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Comentário: Embora o pecado traga a morte, Deus oferece a vida eterna gratuitamente através de Jesus Cristo.
João 5:24 “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.”
Comentário: A fé em Jesus Cristo nos dá a vida eterna e nos livra do juízo, garantindo a passagem da morte para a vida.
1ª João 2:25 “E esta é a promessa que ele mesmo nos fez: a vida eterna.”
Comentário: Deus nos promete a vida eterna, uma garantia segura para todos os que creem em Jesus Cristo.
João 3:16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Comentário: O amor de Deus é manifestado através da dádiva de Seu Filho, garantindo vida eterna para todos que creem.
1ª Coríntios 15:53-54 “Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir da incorruptibilidade, e o corpo mortal, da imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.”
Comentário: A ressurreição transforma nossos corpos corruptíveis em incorruptíveis, trazendo a vitória sobre a morte.
Apocalipse 20:12 “Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o livro da vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.”
Comentário: Todos serão julgados segundo suas obras, mas aqueles cujos nomes estão no Livro da Vida têm a esperança da vida eterna.
Daniel 12:2 “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.”
Comentário: Haverá uma ressurreição dos mortos, com destinos distintos: vida eterna para os justos e vergonha eterna para os ímpios.
Mateus 25:46 “E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.”
Comentário: Jesus fala sobre o julgamento final, onde os justos receberão a vida eterna e os ímpios, o castigo eterno.
Romanos 8:11 “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito que em vós habita.”
Comentário: O Espírito Santo que ressuscitou Jesus também dará vida aos nossos corpos mortais.
2ª Timóteo 4:8 “Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.”
Comentário: A coroa da justiça é prometida a todos que aguardam com amor a segunda vinda de Cristo.
Filipenses 1:21 “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.”
Comentário: Para o cristão, a morte é um ganho, pois significa estar com Cristo.
João 6:40 “De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.”
Comentário: A vontade de Deus é que todos que creem em Jesus tenham a vida eterna e sejam ressuscitados no último dia.
João 5:28-29 “Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.”
Comentário: Haverá uma ressurreição universal, com destinos diferentes para os justos e os ímpios.
Romanos 8:18 “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.”
Comentário: Os sofrimentos atuais são temporários e insignificantes em comparação com a glória eterna que nos espera.
1º Pedro 1:3-4 “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros.”
Comentário: A ressurreição de Jesus nos dá uma esperança viva e uma herança eterna e incorruptível.
2ª Coríntios 4:14 “Sabendo que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará convosco.”
Comentário: A ressurreição de Jesus é a garantia de que também seremos ressuscitados com Ele.
Apocalipse 22:5 “Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.”
Comentário: Na vida eterna, Deus será a nossa luz e reinaremos com Ele para sempre.
1ª Coríntios 15:42 “Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção.”
Comentário: A ressurreição transforma nossos corpos corruptíveis em incorruptíveis.
1ª Tessalonicenses 5:9-10 “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele.”
Comentário: Deus nos destinou para a salvação em Cristo, garantindo que vivamos com Ele eternamente.
1ª João 5:11-12 “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.”
Comentário: A vida eterna está em Jesus Cristo, e quem O tem possui a vida eterna.
Isaías 26:19 “Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão. Despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho é como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos.”
Comentário: Há uma promessa de ressurreição e vida para os que estão mortos, uma esperança de restauração.
Apocalipse 21:27 “Nela, jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.”
Comentário: A nova Jerusalém será pura e santa, acessível apenas aos que estão escritos no Livro da Vida.
Romanos 14:8 “Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor.”
Comentário: Nossa vida e nossa morte pertencem ao Senhor, e em qualquer circunstância, estamos com Ele.